No dia do seu nonagésimo nono aniversário de nascimento, recordar o Presidente Mário Soares é celebrar uma vida plena de compromisso com a liberdade, a democracia e a justiça social. É evocar, com saudade, o seu inconformismo, resistência e coragem, ultrapassando privações e clausuras, descrenças e desilusões, lutando sempre por um Portugal mais livre, democrático e solidário.
Recordar o Presidente Mário Soares, nesta data em que também se iniciam as comemorações oficiais do seu centenário, às quais o Presidente da República se associa, é perpetuar os seus valores humanistas, a sua vocação universalista, o seu espírito gregário e mobilizador, a força das suas convicções, o seu europeísmo democrático, a sua ambição inquebrantável pela construção de um Portugal socialmente mais coeso, politicamente mais plural, economicamente mais justo, culturalmente mais diverso, geracionalmente mais solidário, geopoliticamente mais ativo.
Numa altura da História em que as democracias enfrentam desafios tão complexos, são esses os valores que devemos preservar e pelos quais vale a pena continuarmos a lutar, honrando também assim a vida e o legado incomparáveis de Mário Soares.