O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa associa-se à Organização das Nações Unidas, assinalando o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, no ano que marca o 60.º aniversário da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, um compromisso sobre medidas concretas que os países devem tomar para combater doutrinas racistas e promover a inclusão, na prossecução de um mundo livre de discriminação racial. “Só há uma raça: a humana”.
Medidas que se pensaram obrigatórias no contexto dos movimentos de direitos civis, antiapartheid e descolonização da década de 1960, mas que continuam urgentes e, em parte, por cumprir neste tempo presente de ódio e discórdia crescentes, de crescentes desigualdades e hostilidades fundadas nas diferenças raciais.
O Presidente da República sublinha a importância da luta contra todas as formas de discriminação racial, em nome dos princípios humanistas da dignidade, igualdade e justiça. Um combate que é feito de desafios constantes e em planos diversos – como o desporto ou as redes sociais – e para o qual todos estamos convocados, instando os atores e responsáveis políticos para que se assegure o bom funcionamento dos meios previstos para o cumprimento e aplicação da lei.