O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa assinalou o Dia Internacional do Cigano, num encontro com famílias da comunidade cigana de Setúbal no Centro Social Nossa Senhora da Paz da Cáritas Diocesana daquela cidade.
No ano em que se celebra o quinto centenário da perseguição aos portugueses ciganos, o Presidente da República recorda a ancestralidade desta comunidade e o seu contributo para a construção de uma sociedade portuguesa mais diversa e plural.
O Presidente da República reconhece que a história e o percurso do povo cigano em Portugal foram muitas vezes marcados pela incompreensão, pela rejeição e pela marginalização, reforçando, por isso, a necessidade de um diálogo recíproco rumo à inclusão, numa sociedade mais justa, no respeito do Estado de Direito e dos Direitos Humanos.
Neste Dia Internacional do Cigano, importa ainda sublinhar a necessidade de implementação das ferramentas para esse diálogo, nomeadamente aquelas que estão previstas na nova Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas 2022-2030, ainda não adotada no nosso país.