Fez ontem 80 anos que terminou a II Guerra Mundial na Europa e, hoje, completam-se 75 anos da Declaração de Schuman propondo a primeira Comunidade Europeia.
No momento em que outra terrível guerra assola o território europeu, com a agressão da Rússia à Ucrânia, é bom lembrar que, ao longo destas décadas, os europeus foram capazes de construir em comum a Paz, restaurar a Democracia e as Liberdades, solidificar o Estado de Direito, concluir a Descolonização, respeitando o direito dos povos à autodeterminação, promover e respeitar os Direitos Humanos, garantir o bem estar, a igualdade de oportunidades, e constituir a vanguarda do respeito pela Natureza e pelo Desenvolvimento Sustentável.
Com todas as suas imperfeições, a construção europeia tem sido globalmente um sucesso para os seus cidadãos e para o Mundo, como é reconhecido por uma maioria de europeus. Em Portugal, muito beneficiamos da nossa adesão há 40 anos.
Quando nos atacam a Este e a Oeste, é o êxito do nosso projeto de casa comum europeia que é invejado, o nosso equilíbrio democrático, o nosso sonho de vivermos todos melhor, em liberdade e sem guerras. É também o que desejamos para todos os povos.