Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Sítio Oficial de Informação da Presidência da República Portuguesa

Presidente da República recorda Eduardo Serra

Eduardo Serra fez estudos cinematográficos em Paris, cidade onde se exilou na sequência da sua militância oposicionista e do envolvimento nas lutas académicas.

Foi diretor de fotografia de muitos realizadores franceses, dos mais prestigiados, entre os quais Claude Chabrol, a diversos nomes do cinema de grande público que a França ainda preserva.

Do mesmo modo, trabalhou com “autores” e em “blockbusters”, entre os quais dois filmes da saga “Harry Potter”. A sua carreira internacional não tem paralelo entre os directores de fotografia portugueses, não apenas na extensão e variedade da filmografia, mas também nas distinções (um BAFTA, duas nomeações para os Óscares).

Não sendo o único português com sucesso em Hollywood, foi o que mais decisivamente contribuiu para a luz e a imagem, quer dizer, para o olhar, dos filmes em que trabalhou. “Rapariga do Brinco de Pérola”, que parte de um quadro de Vermeer, é nesse aspecto, se não a sua obra mais significativa, a mais emblemática. Colaborou também com cineastas portugueses, como Fernando Lopes ou José Fonseca e Costa, foi assistente de realização e ocasional cineasta.

Em 2017, recebeu as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

À família de Eduardo Serra manifesto o meu pesar e o reconhecimento dos portugueses.