O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que hoje se assinala, é uma iniciativa global da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), a maior e mais antiga organização dedicada à luta contra o cancro, à qual o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa se associa, partilhando o mote “Unidos por Cada Um”.
Uma mensagem poderosa para a consciencialização, educação e promoção da ação individual e coletiva na luta contra o cancro, com foco nas pessoas e nos cuidados personalizados. Cada doente tem necessidades, perspetivas e histórias únicas na relação com a doença e estas devem ser o centro da abordagem dos sistemas de saúde.
O Presidente da República recorda que, também nesta área, o Serviço Nacional de Saúde é insubstituível na redução das assimetrias regionais para acesso a cuidados de saúde, prevenção e acompanhamento dos doentes e sobreviventes do cancro. Aos profissionais de saúde, doentes oncológicos e suas famílias, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa deixa uma palavra de solidariedade e esperança.