Saltar para o conteúdo (tecla de atalho c) Mapa do Sítio
Este sítio utiliza cookies apenas para melhorar a funcionalidade e a sua experiência de utilização. Ao navegar neste sítio está a consentir a utilização dos mesmos.

Presidente comemorou Dia de Portugal junto da Comunidade Portuguesa em Paris

As Comemorações Oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas prosseguiram na Câmara de Paris, onde o Chefe de Estado Português e o Primeiro-Ministro, acompanhados pelo Presidente Francês, foram recebidos pela Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo.

No Salão de Festas da Câmara de Paris, após o Presidente da República ter cumprimentado os agraciados, os feridos e os familiares das vítimas dos ataques de 13 de novembro de 2015 em Paris, e perante a Comunidade Portuguesa deu-se início à Cerimónia Comemorativa do Dia de Portugal.

Anne Hidalgo, Presidente da Câmara de Paris, foi a primeira a usar da palavra. Seguiram-se as intervenções do Primeiro-Ministro, António Costa, e, antes do Presidente da República Francesa, François Hollande, a intervenção do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Após as intervenções, foram executados os hinos nacionais dos dois países, e deu-se início à cerimónia de imposição de insígnias aos 4 cidadãos nacionais, residentes em Paris, e cuja ação na noite de 13 de novembro de 2015 foi decisiva no socorro às vítimas do ataque terrorista no “Bataclan”. José Gonçalves, Manuela Gonçalves, Margarida de Santos Sousa e Natália Teixeira Syed receberam as insígnias de Cavaleiro/Dama da Ordem da Liberdade, ordem que se destina a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da Civilização, em prol da dignificação da Pessoa Humana e à causa da Liberdade.

O Presidente da República ofereceu depois uma receção à Comunidade Portuguesa residente em França.

Relacionados