O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas presidiu, no Peso da Régua, à Cerimónia Militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na presença dos titulares dos restantes Órgãos de Soberania, convidados e muitos assistentes.
A Cerimónia Militar teve início com a execução do Hino Nacional pela Banda da Armada e, em simultâneo, foi executada uma salva de 21 tiros pelo Regimento de Artilharia N.º 5, tendo, o Presidente da República passado revista às Forças em Parada.
Seguiu-se a Cerimónia de Homenagem aos Mortos, militares e civis, que incluiu um sobrevoo de homenagem por uma esquadrilha de aeronaves F-16 da Força Aérea.
Usaram então da palavra o Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Enólogo João Nicolau de Almeida, e o Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa.
Após as intervenções, o Desfile Militar iniciou-se com uma formação de Antigos Combatentes, a que se seguiu um sobrevoo de meios aéreos, o desfile em continência das Forças em Parada e das Forças Equipadas para combate, tendo terminado com a Força Motorizada.